sábado, 14 de maio de 2011

Por um mundo mais colorido

                                                                                                                                                                                   Lawrence Berkeley
Telhados e ruas coloridas com cores claras podem realmente refrear emissões de carbono e combater a mudança global do clima? A idéia tem circulado há anos, mas agora um novo estudo do Lawrence Berkeley National Laboratory, da Califórnia, usou pela primeira vez um modelo global para estudar a questão.

Ele revelou que a implementação de telhados, ruas e calçadas frios podem não apenas ajudar a resfriar cidades – podem resfriar também o planeta, com o potencial de cancelar o efeito aquecimento equivalente a até dois anos de emissões de dióxido de carbono.
Dióxido de carbono no planeta  
                                                                                                                                                                                                                                                                                 
Por refletirem muito mais o calor do sol do que os telhados marrons ou negros, telhados brancos manteriam prédios mais frios. Se eles tiverem ar condicionado, ele precisará ficar menos tempo ligado, o que economiza energia. 


Se não houver ar condicionado, o calor absorvido por um telhado escuro esquenta o espaço abaixo, tornando o espaço menos confortável, e é levado também para o ar da cidade pelo vento – esquentando a temperatura ambiente com um fenômeno chamado efeito calor ilhado urbano.

efeito calor ilhado urbano.

Além disso, há mais um modo de os telhados escuros aquecerem o mundo: eles irradiam energia diretamente para a atmosfera, e ela é absorvida pelas nuvens mais próximas e acaba aprisionada pelo efeito dos gases estufa, diz o Celsias.

CONCLUSÃO: Vamos cuidar de nosso planeta pintando nossos telhado pois ele é a nossa...


Fonte: Planeta Sustentável

Nenhum comentário:

Postar um comentário