Quando se pensa em renovação de fachadas, o telhado quase sempre fica esquecido, o que compromete o embelezamento do projeto. Além disso, telhas sem proteção estão sujeitas a infiltrações que escurecem sua superfície e não isolam o madeiramento e a laje contra a infiltração da água, deixando uma porta aberta para goteiras e outros transtornos. A resposta para a conservação das telhas é a impermeabilização. A Hydronorth desenvolveu três linhas de resinas especialmente formuladas para cada tipo de telha: cerâmica, cimento e galvanizada.
O custo da construção de um telhado representa, em média, 5% da despesa total da obra. Mas se as telhas não forem bem cuidadas, a manutenção do telhado ou mesmo a troca total do madeiramento - no caso de infiltrações que comprometam a segurança da estrutura - representará um custo extra para o proprietário. Para anular esse tipo de problema, uma solução econômica é a impermeabilização das telhas. As resinas impermeabilizantes formam uma película de proteção fazendo com que a água escoe e não penetre na superfície porosa dos materiais que formam as telhas.
A Hydronorth desenvolveu três tipos diferenciados de resina, formuladas para a proteção de telhas cerâmicas, de concreto e galvanizadas. "As telhas cerâmicas ainda são as mais consumidas no Brasil por uma questão de preço", explica o gerente de Marketing da Hydronorth, Fábio Munhoz. "Mas há um acúmulo de fungos, água e poluição devido aos poros desse material, que fica com um aspecto envelhecido em até dois anos." As construções do litoral sofrem ainda a ação das algas (manchas litorâneas), confundidas com fungos, que dão um aspecto de telhado sujo às edificações. Além disso, a água das chuvas e a umidade fazem com que o peso do telhado seja até 80% maior, o que pode comprometer a estrutura.
As telhas vitrificadas não sofrem tanto com a ação do tempo e das intempéries. Porém, o uso desse material ainda não é disseminado no Brasil por uma questão de alto custo. "Mas a impermeabilização com a linha de resinas Hydronorth protege a superfície promovendo um efeito ´vitrificado´, de maneira que a telha ganha as vantagens desta linha, com um custo muito mais acessível", explica o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Hydronorth, Jaime Martins. E a proteção é apenas uma das vantagens da aplicação da resina impermeabilizante. "Estudos apontam que a telha resinada funciona também como um isolante térmico, reduzindo em até um grau a temperatura dos ambientes, o que contribui para o meio ambiente ao tornar a casa mais 'sustentável', gerando economia de energia elétrica."
Nenhum comentário:
Postar um comentário